Início  Notícia  Prefeitura através da Equipe de Estratégia de Saúde da Família realizaram atividades da Campanha do Novembro Azul

Setor: Saúde.

Publicada: 22/05/2019

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, Prefeito Renato de Doquinha e Vice Azenate Câmara, por meio da Secretaria de Saúde, Secretária Gabriela Mafra, através da Equipe de Estratégia de Saúde da Família "MORROS" realizaram mais um dia de atividades da Campanha do NOVEMBRO AZUL.

A ação em Antônio Conselheiro está dentro da programação do mês dedicado à saúde do homem, com ênfase especial a prevenção do câncer de próstata.

Foi realizado uma roda de conversa, onde a enfermeira da equipe se preocupou em conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares. Foram orientados sobre a faixa etária de maior risco para o surgimento do câncer, fatores de risco e sintomas mais comuns.

O câncer de próstata demora a se manifestar, exigindo exames preventivos para não ser descoberto em estágio avançado. Entre as medidas está a dosagem do PSA, e o toque retal, procedimento que muitas vezes não é feito por causa do preconceito. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos de idade, ou dos 45, se houver histórico de câncer na família, devem ir anualmente ao urologista.

Ao final da roda de conversa, onde teve uma boa participação de todos, com relação a retirada de dúvidas, foi distribuido encaminhamento para a realização dos exames e servido um delicioso café da manhã.

Homens, o diagnóstico precoce pode salvar sua vida!!!