Início  Notícia  Prefeitura de Gostoso realiza Oficina sobre Preparo de Fertilizantes Orgânicos

Prefeitura de Gostoso realiza Oficina sobre Preparo de Fertilizantes Orgânicos

Setor: Agricultura.

Publicada: 20/10/2023

A utilização de fertilizantes orgânicos promove a agricultura sustentável, com benefícios que vão desde a conservação do solo até a produção de alimentos mais saudáveis, reduzindo o impacto ambiental e ajudando os agricultores a obter melhores resultados a longo prazo. Visando este objetivo, a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), realizou uma importante oficina sobre o Preparo de Fertilizantes Orgânicos na última quarta-feira, dia 18 de outubro de 2023, no assentamento Antônio Conselheiro.

O evento aconteceu no sítio Frei Damião, em Antônio Conselheiro, na propriedade de Luciano Alves, reunindo agricultores e interessados das comunidades vizinhas e da sede do município. Com um enfoque na promoção de técnicas ambientalmente responsáveis, o treinamento abordou a importância do biofertilizante, o desenvolvimento de compostagem e o rico conteúdo de nutrientes contidos na urina de vaca para o preparo de fertilizantes orgânicos.

A atividade formativa contemplou tanto a parte teórica como prática, onde os participantes puderam exercitar e aplicar os conhecimentos adquiridos. Além disso, a oficina apresentou a proposta do Programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que oferece acompanhamento técnico e gerencial gratuito aos produtores rurais por um período mínimo de 24 meses, visando à melhoria da produção, gestão rural e geração de renda.

O Secretário de Agricultura e Pesca de São Miguel do Gostoso, Assis Oliveira, expressou a relevância de iniciativas como esta para a comunidade local, destacando o incentivo à produção de alimentos saudáveis com práticas que respeitem o meio ambiente. "Temos grande satisfação em promover a ampliação dos conhecimentos dos nossos agricultores e ajudar a preservação ambiental", afirmou.

A oficina de Preparo de Fertilizantes Orgânicos foi realizada com êxito graças ao empenho da equipe da SEAPESC e a EMATER-RN, e contou com a dedicação de todos os participantes presentes. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão Renato de Doquinha e João Eudes em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura local e a disseminação de práticas inovadoras na produção de alimentos.

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso segue investindo em ações que visam o fortalecimento da agricultura e a preservação do meio ambiente, demonstrando um claro compromisso com o bem-estar da comunidade e a promoção de técnicas agrícolas responsáveis.