Início  Notícia  Prefeitura de São Miguel do Gostoso Promove Ação de Saúde no Verão Protegido

Prefeitura de São Miguel do Gostoso Promove Ação de Saúde no Verão Protegido

Setor: Saúde.

Publicada: 30/01/2024

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma significativa ação de prevenção e combate às doenças imunopreveníveis no dia 26 de janeiro de 2024. Intitulada "Verão Protegido", a iniciativa integra uma campanha estadual abrangente com o propósito de incentivar a população a atualizar seu esquema vacinal contra enfermidades como Covid-19 e Febre Amarela, além de combater a proliferação do Aedes Aegypti, vetor das arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Em São Miguel do Gostoso, a vacinação, parte essencial do programa Verão Protegido, ocorreu das 8h às 12h nas Unidades Básicas de Saúde do Maceió e Dourados, localizadas na sede do município, e nas UBS Morros, Serra Verde e Antônio Conselheiro, situadas nos distritos da Baixinha dos França, Paraíso e Antônio Conselheiro, respectivamente.

O programa Verão Protegido foi concebido como parte de uma estratégia mais ampla coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que mobilizou mais de 100 municípios do Rio Grande do Norte para o Dia D, que em São Miguel do Gostoso aconteceu na sexta-feira (26). Nesta terceira edição da campanha, o foco central recaiu sobre a vacinação e o combate à Dengue, articulando esforços para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19, Febre Amarela e Meningite C, especialmente entre a população infantil.

A campanha iniciou no dia 20 deste mês e estende-se até 03 de fevereiro, visando proteger um maior contingente de indivíduos. Os postos de vacinação foram distribuídos estrategicamente por várias regiões do estado, priorizando áreas litorâneas e pontos turísticos como praias e aeroportos.

No contexto do Verão Protegido, a atenção à Dengue recebeu destaque especial, considerando o aumento significativo dos casos suspeitos no Rio Grande do Norte. A equipe técnica da Sesap alertou sobre a necessidade de intensificar as ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti, principal vetor das arboviroses. A campanha incluiu atividades de conscientização nos pontos de vacinação, reforçando a importância da prevenção e do controle da proliferação do mosquito.

A Secretaria de Saúde do município de São Miguel do Gostoso reforçou seu compromisso com a saúde pública, iniciando o Plano Municipal de Contingência no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti e suas arboviroses. Equipes do Setor de Controle de Endemias participaram ativamente da campanha, promovendo palestras e orientações nas Unidades de Saúde sobre medidas preventivas.

Com essa abordagem abrangente e colaborativa, a gestão Renato de Doquinha reafirma seu comprometimento com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade, unindo esforços em prol de um Verão Protegido para todos os cidadãos de São Miguel do Gostoso.