Início  Notícia  Prefeitura realiza ação na comunidade de Antônio Conselheiro com foco no cuidado do pé diabético

Setor: Saúde.

Publicada: 22/05/2019

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, Prefeito Renato de Doquinha e Vice Azenate Câmara, por meio da Secretaria de Saúde, Secretária Gabriela Mafra, através da Equipe de Estratégia de Saúde da Família dos Morros, realizaram ação na comunidade de Antônio Conselheiro com foco no cuidado do pé diabético.

No encontro, hipertensos e diabéticos, foram orientados sobre as complicações de doenças cardiovasculares e metabólicas, como também, meios para previní-las.

A palestra dirigida pela enfermeira da Equipe, Alexandra, junto com a Fisioterapeuta do NASF, deram destaque maior a uma das complicações crônicas do diabetes mellitus, que é o pé diabético.

Estudos estimam que essa complicação é responsável por até 70% das amputações não traumáticas de membros inferiores (Ministério da Saúde).

Foi feita a coleta da glicemia capilar, aferição de pressão arterial e Índice de massa corpórea de todos os participantes, fazendo registro na carteira de acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Foi distribuido em forma de cartilha algumas orientações para a promoção do autocuidado de pessoas com DM em relação ao cuidado com os pés:

* Manter a taxa de glicemia sob controle;
* Examinar os pés diariamente, ver se há bolhas, rachaduras, cortes, pele seca ou vermelhidão;
* Hidratar bem os pés;
* Não andar descalço nem usar sandálias apertadas.