Início  Notícia  SEMTHAS e CRAS promovem ação de prevenção no município

SEMTHAS e CRAS promovem ação de prevenção no município

Setor: Assistência Social.

Publicada: 22/05/2021

A Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS realizaram, nessa quinta-feira, 21 de maio de 2021, uma ação pelas ruas de São Miguel do Gostoso em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo do evento foi, principalmente, alertar e conscientizar a população sobre a importância de combater e denunciar casos de abusos e violência sexual através do Disque 100 ou diretamente no Conselho Tutelar e CRAS da cidade.

A campanha do 18 de Maio toma conta do Brasil e durante o mês todo o CRAS de Gostoso enfatiza o tema. A coordenadora local, Mônica Alves, juntamente com a equipe do Criança Feliz, apresentam peça teatral trazendo mais clareza e entendimento do assunto à todas faixas etárias. Segundo dados estatísticos do país, a cada cinco minutos uma criança é molestada ou abusada. “É preciso denunciar e não se calar diante dessa violência. Ouçam as crianças e observem os sinais, claros ou sutis, do sofrimento em que vivem. Muitas têm vergonha de falar, mas devemos ter atenção às mudanças de comportamento”, alerta Mônica.

O evento contou com a presença da coordenadora do Criança Feliz, Francisca Henrique, e equipe do Conselho Tutelar. Durante a ação foi explicado a população, através do carro de som, os tipos de abusos sexuais existentes em meio físico e virtual. A campanha 18 de Maio surge em 1998 em alusão ao “caso Araceli”, uma criança sequestrada, violentada e morta em Vitória (ES) nessa mesma data em 1973. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso não mede esforços para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores em qualquer parte do país e do mundo.