Início  Notícia  UBS atenderão apenas pacientes de Covid e urgência e emergência

UBS atenderão apenas pacientes de Covid e urgência e emergência

Setor: Saúde.


Publicada: 12/03/2021



A partir da segunda-feira, 15 de março de 2021, as Unidades Básicas de Saúde da sede e dos distritos de São Miguel do Gostoso receberão apenas pacientes de Covid-19 e caso de urgência e emergência. Essa alteração nos atendimentos perdurará por 15 dias, até haver a diminuição nos casos de infecção pelo novo coronavírus na cidade. Durante esse período estão suspensos também os Programas de Saúde da Família.

A decisão adotada pela Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo preservar os usuários do sistema e intensificar o combate ao Covid-19. No dia 15 de março também será iniciada a aplicação de testes rápidos por agentes de saúde nos pacientes com sintomas do novo coronavírus há mais de 10 dias, ou seja, todos aqueles que apresentem febre, dor de cabeça, diarreia e vômito deverão ser testados. Pacientes com suspeita de Covid, mas sem sintomas também passarão por testes rápidos.

Nesse período em especial, entram em pausa temporária os Programas de Saúde da Família como preventivos, puericultura e o Hiperdia que destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do município. Serão mantidos apenas os acompanhamentos primordiais de pré-natal, com horários previamente agendados para cada gestante, e atendimentos de urgência e emergência.