Início  Notícia  Unidas Contra a Violência: Encontro do Agosto Lilás Fortalece Luta das Mulheres

Unidas Contra a Violência: Encontro do Agosto Lilás Fortalece Luta das Mulheres

Setor: Assistência Social.

Publicada: 29/08/2023

No último dia 25 de agosto, uma iniciativa significativa ocorreu em nosso município, promovendo um encontro de extrema relevância para as mulheres da região. A Prefeitura Municipal, em colaboração direta com a Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, promoveu um evento especial como parte da campanha do Agosto Lilás, que tem como objetivo central a luta pelo fim da violência contra a mulher.

O evento, que aconteceu na manhã da sexta-feira, foi realizado no Centro de Múltiplo Uso e reuniu um bom número de mulheres, determinadas a se unirem e fazerem suas vozes serem ouvidas contra a violência de gênero. Com a coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM’s), esse encontro tomou forma como uma oportunidade ímpar para disseminar conhecimento e fortalecer o movimento em prol dos direitos das mulheres.

Dentre as participantes, estavam presentes a primeira-dama do município, Geovania Santana, cujo comprometimento em defesa dessa causa é inegável, e a delegada da Polícia Civil, Marília Ferreira, uma voz inspiradora no combate à violência doméstica e de gênero. A delegada veio acompanhada de sua equipe, composta por policiais femininos e masculinos, que distribuíram cartilhas e importantes orientações a respeito do tema.

Durante o evento, houve palestra ministrada por policiais femininas, abordando uma série de tópicos cruciais para a segurança e bem-estar das mulheres. Questões pertinentes, como o processo de registro de Boletins de Ocorrência (B.O.), a elaboração de Medidas Protetivas de Urgência e as diretrizes para denúncias seguras foram amplamente discutidas. Adicionalmente, os procedimentos de polícia judiciária foram explorados, proporcionando um entendimento mais claro sobre o sistema legal e como ele pode ser uma ferramenta de proteção para as mulheres em situações de vulnerabilidade.

O encontro não apenas transmitiu conhecimento valioso, mas também reforçou a solidariedade entre as mulheres presentes, criando um ambiente de apoio mútuo e empoderamento. O Agosto Lilás trouxe à tona a importância de conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e a necessidade contínua de unir esforços para eliminar a violência de gênero.

Esse evento exemplar, fruto da cooperação entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, estabelece um precedente para futuras ações conjuntas em prol de um futuro onde todas as mulheres possam viver em segurança, dignidade e igualdade. Diga não à violência contra a mulher. Proteja-se e denuncie!